• (53)3231-3644 e (53)9-9241-6457
  • [email protected]
  • Barão de Cotegipe, 587 - Rio Grande/RS - CEP 96200-290

notícias

  1. notícias

15 de junho de 2020

Você já fez seu Imposto de Renda 2020? Veja 4 erros comuns de quem cai na malha fina

Tempo de leitura: 1min 50seg

Um dos grandes medos dos contribuintes ao enviar a declaração do Imposto de Renda é cair na tão temida Malha Fina. Existem algumas situações, que quase sempre levam o contribuinte a essa possibilidade.

Confira os 4 casos mais comuns:

Erros de digitação

Erros de digitação são os mais comuns entre os contribuintes retidos. Errar uma letra a mais no nome não é o problema, mas errar o número do CPF, um CNPJ de fonte pagadora ou um zero a mais nos rendimentos podem gerar muitas dores de cabeça.

Dependentes

O problema com dependentes também é muito comum, acontece principalmente em caso de divórcio. Afinal, pode acontecer de ambos incluírem os filhos como dependentes em suas declarações.

Ou ainda, filhos podem acabar declarando os pais idosos como dependentes, o que leva à malha fina. Assim como, omitir a renda deles também gera problemas, por isso veja todas as regras para declarar dependentes sem erro.

Renda

Também é importante declarar a renda corretamente. Não omita rendimento, pois a receita verifica todos os dados, inclusive sua movimentação bancária.

Saúde

O convênio médico, consultas particulares, exames, internações, farmácia e gastos com remédios não são gastos com saúde e isso leva muita gente a parar na malha fina. Confundir o plano de previdência privada também acontece.

 

Fonte: Portal Contábil

Escrito por: WD House / Assessoria de Imprensa Amaral Contabilidade