• (53)3231-3644 e (53)9-9241-6457
  • [email protected]
  • Barão de Cotegipe, 587 - Rio Grande/RS - CEP 96200-290

notícias

  1. notícias

14 de agosto de 2019

FGTS: 5 dicas inteligentes para você fazer um bom uso do seu Fundo

O Governo Federal anunciou que vai liberar o saque de R$ 500 de cada conta ativa e inativa do Fundo de Garantia. O calendário para saque foi divulgado pela Caixa Econômica Federal e tem início dia 13 de setembro.

Com a data dos saques se aproximando muitas pessoas ficam na dúvida sobre como gastar o dinheiro. Pensando nisso, especialistas do site Portal Contábeis prepararam cinco dicas para que você possa fazer um bom uso do seu Fundo. Confira:

 

1 - Quitar dívidas
Um estudo recente mostrou que cerca de 40% dos brasileiros pretendem utilizar o dinheiro para pagar as contas. Mesmo que o recurso não dê para quitar o saldo devedor por completo, é importante tentar amortizar parte, negociando com o banco. Principalmente se for referente ao cartão de crédito, um dos maiores juros do mercado.

 

2 - Reserva emergencial
Para quem não tem dívidas, separar pelo menos uma parte para reserva é a melhor opção. O ideal é guardá-lo na poupança. O rendimento é baixo, mas você pode sacar a qualquer momento no caso de alguma emergência.

 

3 - Financiamento
Também é possível usar o FGTS para financiamento habitacional, desde que o contrato e o imóvel estejam enquadrados nas regras do Sistema Financeiro de Habitação. O saldo pode ser usado também para dar entrada nesse financiamento.

 

4 - Investimento
O FGTS pode ser utilizado como renda extra para a compra de algum bem, como um imóvel ou automóvel. Dessa forma, o trabalhador consegue usar um dinheiro que estava guardado para completar o que faltava para a efetuar a compra.

 

5 - Aplicação
Também é possível fazer uma aplicação. É um pouco mais arriscado, porém proporciona uma rentabilidade maior. É preciso lembrar que algumas aplicações são uma forma de renda variável, ou seja, não dá para determinar quanto você vai ganhar no momento da aplicação.

 

Fonte: Portal Contábeis

Escrito por: WD House | Assessoria de Imprensa Escritório Amaral de Contabilidade