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30 de novembro de 2020

Black Friday 2020: Vendas crescem 25% em relação à edição do ano passado

Tempo de leitura: 3min 

Black Friday 2020 (26 e 27 de novembro) fecha com totais de R$ 4,02 bilhões em vendas no e-commerce, informou a consultoria Ebit|Nielsen, especializada em análises do mercado varejista. Segundo a pesquisa, esse número representa um crescimento de 25,1% em relação ao ano passado.

O levantamento aponta que foram mais de seis milhões de pedidos gerados, 15,5% superior a 2019, e um ticket médio de R$ 652, 8,3% maior do que o período anterior.

Apenas na sexta-feira, o faturamento ficou em R$ 3,1 bilhões (+24,8%), impulsionado por 4,6 milhões de pedidos (+15,7%) e um ticket médio de R$ 679 (+7,8%), todas as comparações com o mesmo dia do ano passado.

Para se ter uma força de todo o período, entre 19 a 27 de novembro, o faturamento foi de R$ 6 bilhões, 30,1% a mais que as vendas de 2019, quando o valor registrado foi de R$ 4,6 bilhões. Nesses dias, incluindo o esquenta, foram gerados 10,63 milhões de pedidos, quase 20% superior a 2019.

Na avaliação da Ebit|Nielsen, vendas concentradas apenas em um ou dois dias faz o varejo perder dinamismo porque precisa mobilizar mais infraestrutura e funcionários em um período curto de tempo. "Com períodos maiores de tempo, o comércio se torna mais rentável e pode repassar melhores descontos nos preços", analisou a executiva. "Todos lucram no fim do dia".

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Devido as lojas físicas fechadas e isolamento social, o e-commerce registrou a sua maior alta histórica em 2020. Em 2019, a semana da Black Friday foi o pico de buscas no Google para 72% das macro categorias do varejo. Em 2020, entre os dias 26 de agosto e 22 de setembro, 19 das 29 categorias analisadas pelo Google já registraram um volume de buscas que supera a Black Friday de 2019.

Esse crescimento se divide em três tendências:

  • Outros produtos tradicionais da temporada de compras, como TV e Vídeo, Telefonia e Eletrodomésticos, estão num patamar de buscas muito acima do registrado antes da pandemia, ainda que abaixo do pico da Black Friday de 2019;

  • Categorias como Móveis e Decoração, que anualmente registrava o pico histórico de buscas no Google durante a Black Friday, se encontram num patamar acima - 22% e 51% respectivamente - do registrado na última edição do evento;

  • Alimentos e Bebidas, que não registravam picos durante a Black Friday, estão hoje num novo patamar de buscas, 40% e 23% respectivamente acima da Black Friday de 2019.

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Fonte: CanalTech

Escrito por: WD House / Assessoria de Imprensa Amaral Contabilidade