• (53)3231-3644 e (53)9-9241-6457
  • [email protected]
  • Barão de Cotegipe, 587 - Rio Grande/RS - CEP 96200-290

notícias

  1. notícias

16 de dezembro de 2019

Atenção MEI: Veja como pagar o imposto mensal em atraso

Atenção MEI: Veja como pagar o imposto mensal em atraso
Tempo de leitura: 2min 57seg

O pagamento do imposto MEI é uma das obrigações do Microempreendedor Individual, que deve contribuir para o INSS e pagar a taxa mensal para manter seu CNPJ MEI ativo.

Porém muitos empresários possuem parcelas em atraso ou nem sabem dos débitos que podem gerar a perda do registro.

Documento de Arrecadação do Simples Nacional

O DAS na prática é a única guia mensal de recolhimento de imposto MEI que o Microempreendedor Individual é obrigado a pagar.

O DAS MEI tem um valor fixo de aproximadamente R$ 50,00 e consiste em 5% do valor do salário mínimo como contribuição de INSS, mais o imposto de serviço ISS ou comércio ICMS.

Como pagar meu imposto MEI em atraso?

Existem duas formas de pagar o DAS: é possível gerar o imposto MEI em atraso pelo aplicativo MEI Fácil ou então diretamente pelo portal PGMEI.

O DAS MEI vence todo dia 20 do mês, porém o pagamento do imposto sempre é feito no mês seguinte ao mês de referência. Se o dia 20 cair em um feriado ou no final de semana, o vencimento será no próximo dia útil.

Caso você não efetue o pagamento dentro do prazo, será necessário emitir uma nova guia para recolhimento em atraso. Não é necessário procurar nenhuma instituição para recolher o imposto em atraso, você pode fazer totalmente online.

Com o APP MEI Fácil você sempre recebe notificações para não perder as datas de vencimento do seu imposto MEI. É possível selecionar o imposto MEI em atraso no app MEI Fácil, referente ao mês que você quer efetuar o pagamento.

Quanto é a multa por atraso?

Quando o MEI atrasa o pagamento do imposto MEI, existem duas cobranças que são calculadas: a de multa e a de juros, mesmo que o atraso seja de apenas um dia.

O valor da multa é de 0,33% de por dia de atraso, limitada a 20% no total. Dessa forma, se o atraso for de 60 dias ou mais, terá um valor fixo de 20% de multa. Já os juros pelo atraso são calculados com base na Taxa Selic (inflação) pelo governo, que é usada para títulos federais, sendo acumulados mensalmente.

Fonte: MEI Fácil

Escrito por: WD House / Assessoria de Imprensa Amaral Contabilidade