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27 de maio de 2019

Como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço?

Na teoria todo empresário sabe fazer o calculo para saber a margem de lucro de um produto ou serviço. Mas na prática, nem sempre o cálculo é feito de maneira correta. Por esse motivo vamos te ensinar a calcular a margem de lucro de um produto ou serviço. Esse cálculo é muito importante para o sucesso da sua empresa.

Lucro é todo retorno positivo de um investimento feito por uma pessoa ou empresa. Por exemplo, se a sua empresa compra peças de automóvel por R$ 50 e vender por R$ 75, então você está tendo um lucro de R$ 25 em cada peça.

O preço de venda deve levar em consideração, os custos fixos, os custos variáveis e os custos não-operacionais. Por exemplo, só porque a peça custou R$ 50 e você a revendeu por R$ 75, isso não quer dizer que esses R$ 25 de lucro que sobraram de fato vão parar no seu bolso. Pode ser que existam outros custos envolvidos na equação.

É preciso pensar também em custos como: funcionários, o valor pago pelo aluguel do imóvel em que você está, água, luz, telefone, etc… Existem custos ocultos em cada venda que você faz que precisam ser descritos e diluídos sobre a venda dos produtos. Quando você obtém esse valor médio, consegue formular um preço de venda mais condizente com a realidade.

 

E como funciona a margem de lucro de um produto? 

Margem de lucro é o percentual que você espera ganhar após a venda de um determinado item ou prestação de um serviço. Sobre cada transação há um percentual que você espera ganhar. Esse número varia de segmento para segmento.

Vamos supor que você deseje ganhar 10% sobre cada transação. Nesse caso, você deve calcular todos os custos do produto e, sobre o valor final, acrescentar a margem de lucro.

Por exemplo, uma peça que custava R$ 50, mas somando-se todos os custos de combustível (R$ 30) e mais despesas eventuais diluídas, você chegou à conclusão que o custo efetivo da peça é de R$ 80. Se você quer ganhar pelo menos 10% nessa transação, portanto, o preço mínimo que você pode cobrar por ela é de R$ 88 (R$ 80 + 10%, ou seja, R$ 8).

Note que até então você achava que tinha R$ 25 de lucro, mas na verdade você estava tendo um prejuízo. É justamente por isso que é importante observar as despesas fixas e os custos que estão ocultos em cada transação. Negócios que operam com margens de lucro mais baixas, como 2%, devem redobrar a atenção, sob pena de trabalhar “de graça” ou mesmo ter que “pagar para trabalhar”.

 

Qual é a margem de lucro ideal?

Não há uma resposta exata para essa pergunta. Especialistas afirmam que no caso de serviços o recomendado é uma margem de lucro de pelo menos 20%, mas diversos fatores podem fazer com que atingir esse índice seja inviável. Já na indústria, a média é de 8% de margem de lucro sobre um produto, mas esse número pode ser até mesmo de 2%.

Portanto, tenha em mente que a decisão de quanto será a sua margem de lucro não deve ser aleatória. Você precisa pesquisar a média do mercado junto aos seus concorrentes. Além disso, as margens podem variar de produto para produto, o que torna necessário um cálculo individual sobre cada item.

Por exemplo, se a maioria dos seus concorrentes pratica uma margem de lucro de 8%, então se você decidir ganhar 20% sobre cada produto certamente terá muito mais dificuldades de vendê-lo. Isso porque o seu preço final será mais alto do que a média praticada pelos seus concorrentes, fazendo com que os consumidores deixem de lado a sua oferta.

 

Por que você deve calcular a margem de lucro de um produto?

O simples fato de você descontar apenas os custos de produção ou o valor de compra de uma mercadoria do valor de venda não é um indicativo fidedigno de quanto realmente sobrou de dinheiro em cada transação.

Os custos ocultos, como impostos, taxas de transporte, tempo de trabalho dos seus funcionário, e muitas outras variáveis podem acabar tendo um peso tão significativo quanto os custos iniciais. Se esses valores não forem calculados, o resultado disso será uma distorção na sua percepção de lucro. Em outras palavras, pode ser que você faça retiradas a mais do que devia, justamente por não contemplar em seus cálculos gastos que, aparentemente, ficam em segundo plano.

É por essa razão que a coluna “margem de lucro” deve ser um item permanente em suas planilhas ou nos softwares de gestão contábil que você utiliza. Somente assim você tem uma noção exata do que está acontecendo e consegue se planejar de maneira mais eficiente para rentabilizar seus produtos e sua empresa.

Há inúmeras maneiras específicas de calcular margens de lucro em sua empresa. Você pode fazer esse cálculo por produto ou por cliente, por exemplo. No caso dos produtos, é possível analisar se um determinado item continua sendo valioso para o seu negócio ou se ele é apenas um chamariz para os seus consumidores.

Quando falamos de margem de lucro para clientes, o empresário consegue observar quais são as empresas ou consumidores que proporcionam a ele os melhores índices e, nesse caso, pode elaborar promoções especiais para que os clientes comprem ainda mais e se tornem fiéis à marca. Porém, como as variáveis são muitas e como as possibilidades de cálculo são ainda maiores, é impossível pensar no cálculo da margem de lucro sem um software de gestão contábil.

 

Fonte: Jornal Contábil

Escrito por: WD House | Assessoria de Imprensa Escritório Amaral de Contabilidade.