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24 de maio de 2019

A partir de julho, serviços do INSS serão acessados só por internet

A partir de julho, todos os serviços relacionados à Previdência Social serão acessados apenas por meios digitais e eletrônicos, e pelo número de atendimento, no telefone 135.

A novidade foi anunciada pelo Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis monteiro, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil.

Em casos específicos o segurado terá a necessidade de ir à agência, como para complementação de documentos ou para fazer perícia para o auxílio-doença, com agendamento feito pela internet.

Ao todo 90 serviços serão digitalizados, segundo o ministério. Entre eles, a solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição, recebimento de salário-maternidade, obtenção de extrato de pagamento de benefício e geração de guia da Previdência.

“Estamos em um projeto de transformação digital da Previdência. Todos os requerimentos, todos os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estarão disponíveis nos canais digitais de forma simples, para que o cidadão tenha todas as informações na primeira tela, com ícones intuitivos”, disse Monteiro.

O cidadão poderá acessar os serviços pelo site do instituto ou pelo aplicativo Meu INSS. O secretário informou que o objetivo é facilitar o atendimento pelo número 135, automatizando os procedimentos.

Segundo o secretário a meta é que mil serviços se diversas áreas do governo sejam digitalizados até 2020. Em abril, o governo anunciou a unificação dos sites de órgãos vinculados ao Executivo ao portal GOV.BR.

Além de unificar os canais digitais a expectativa é economizar até R$ 100 milhões que eram gastos com a manutenção das páginas de ministérios e outros órgãos da administração direta. Também está prevista a disponibilização de processos facilitados para abertura de empresas pela Internet.

 

Fonte: Agência Brasil

Escrito por: WD House | Assessoria de Imprensa Escritório Amaral de Contabilidade