• (53)3231-3644 e (53)9-9241-6457
  • [email protected]
  • Barão de Cotegipe, 587 - Rio Grande/RS - CEP 96200-290

notícias

  1. notícias

03 de abril de 2019

Como calcular juros do cheque especial

O que é Cheque Especial?

Podemos dizer que o Cheque Especial é um forma de empréstimo, onde o seu banco empresta dinheiro conforme a sua renda, normalmente esse dinheiro é disponibilizado com o saldo da sua conta corrente. Como todo o empréstimo o banco cobra juros, por isso é muito importante antes de pegar o valor emprestado saber calcular o juros do cheque especial para não se complicar com dívidas.

Quando você estoura o limite ou não possui dinheiro na conta no dia da cobrança é cobrado uma porcentagem de juros sobre o total da dívida. Também é importante lembrar que o cancelamento do serviço pode ser feito quando o cliente quiser, sem complicações.

O cálculo dos juros do cheque especial é feito diariamente e a taxa varia de acordo com cada banco e pode ser verificada no site do seu banco. Essa cobrança é feita todo mês, muitos bancos dão um prazo limite para você repor o valor utilizado para que não seja cobrado juros.

Como fazer o cálculo?

Você não precisa ser um gênio da matemática para calcular seu juros no Cheque Especial. Basta dividir a taxa de juros mensal aplicada por seu banco pela quantidade de dias do mês, o que gera a porcentagem ao dia. Por exemplo: se a taxa for de 10,81 e o mês tiver 30 dias, o resultado dá 0,36%.

Já para calcular o juros do cheque especial sobre o valor e os dias usados, deve-se conhecer o saldo utilizado do cheque especial, os dias usados e o resultado do cálculo acima. Caso o saldo seja 400, o total de dias seja 12 e o resultado da fórmula seja 0,36%, aí é só multiplicar tudo, que resulta na quantia dos juros que são devidos ao banco.

Dicas para não se complicar com o Cheque Especial

-> Pesquisar os juros cobrados pelas instituições financeira e verificar qual que tem a menor taxa de juros no cheque especial.

-> Não usar para qualquer tipo de pagamento, mas sim para coisas importantes e urgentes.

-> Caso use o limite do cheque especial e depois não consiga repor o valor que pegou empresta, deve-se tentar negociar diretamente com seu banco para pagar a menor taxa possível de juros no cheque especial.

Fonte: Comex do Brasil

Escrito por: WD House | Assessoria de Imprensa Escritório Amaral Contabilidade